Dia Internacional do Café – Conheça a história por trás deste dia e surpreenda-se!

Conteúdo Útil
4 Min Read

Todos os anos, pessoas de todo o mundo celebram seu amor pelo café no Dia Internacional do Café.

O evento, estabelecido pela primeira vez em 2015, tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o trabalho que envolve a produção de café e promover o comércio justo do café.

O café é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo, e um estudo recente mostrou que tomar de duas a três xícaras por dia traz benefícios para a saúde, portanto, é justo que haja um dia internacional do café para celebrá-lo.

Aqui está tudo o que você precisa saber.

Quando é o Dia Internacional do Café?

O Dia Internacional do Café é comemorado em 1º de outubro de cada ano.

Ele foi estabelecido há sete anos em Milão pela Organização Internacional do Café.

Qual é a história por trás do café?

O café tem uma história muito querida.

Acredita-se que ele tenha sido descoberto na Etiópia por volta do século IX. Lá, a lenda diz que um pastor de cabras chamado Kaldi descobriu pela primeira vez o potencial do café quando notou os efeitos estimulantes que ele tinha em suas cabras e começou a fazer experiências.

Kaldi preparou uma bebida com as bagas que as cabras comiam e descobriu que ela o mantinha acordado por um longo período de tempo. Ele relatou suas descobertas ao abade do monastério local e o conhecimento sobre as bagas energizantes se espalhou para o leste, em direção à península arábica.

No século XVI, o café tornou-se conhecido na Turquia, Síria, Egito e Pérsia, onde começaram a surgir cafeterias públicas.

Os viajantes europeus que estiveram nessas áreas trouxeram histórias de uma bebida escura e preta comum e, no século XVII, o café se tornou popular em todo o continente europeu.

Na verdade, quando o café chegou a Veneza em 1615, o clero local o condenou, chamando-o de “invenção amarga de Satanás”.

A proibição foi suspensa quando o Papa Clemente VIII experimentou o café pela primeira vez e gostou.

Mais ou menos na mesma época, as cafeterias estavam aumentando em quantidade na Inglaterra, onde as pessoas podiam tomar café e participar de conversas estimulantes. Essas casas de café eram mais conhecidas como “universidades de um centavo”, porque uma xícara de café custava um centavo.

Em meados do século XVII, havia mais de 300 casas de café, frequentadas por todos os tipos de pessoas, de comerciantes a artistas.

A demanda pela bebida ajudou a dar início a muitos negócios.

Dicas de preparo de café para experimentar em casa

Se você quer mesmo um bom café, aqui estão algumas coisas para experimentar.

 

Certifique-se de que está usando café fresco e em grãos inteiros.

A pesagem dos grãos de café o ajudará a obter sempre a mesma bebida excelente. Se for usado muito café, a bebida poderá ser subextraída e terá um sabor azedo, mas se você não adicionar café suficiente, o resultado será suave e aguado.

Embora todos os cafés tenham uma massa diferente, a diretriz geral é medir de uma a duas colheres de sopa de café moído para cada seis onças de água. Ou 20g de café para 300ml de água.

Você também notará uma diferença significativa se usar água filtrada e despejá-la na temperatura certa. A temperatura ideal da água é de 90°C a 96°C, de acordo com a National Coffee Association.

Compartilhe:
Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *