Dependendo das condições climáticas e da altitude, o tempo de colheita pode ser de 7 a 9 meses a partir da data da primeira florada.
Este artigo servirá como uma diretriz básica para os diferentes estágios pelos quais uma planta de café passa, desde a planta até estar pronta para a torrefação.
Isso ocorrerá depois que você tiver colhido o café, podado a planta e recebido a primeira chuva com uma florada substancial.
Observação: As datas da florada até a colheita podem diferir entre vários países; temos uma experiência típica entre a Índia e Queensland, Austrália.
Floração nº 1
A florada ocorre no mês de fevereiro ou março de cada ano em países como a Índia e dura de 3 a 4 dias. A visão da florada é linda, com as plantas cobertas de lindas flores brancas e perfumadas.

Formação da cerejeira verde
As flores desabrochadas, após a polinização, se transformarão lentamente em pequenas cerejas verdes no mês de abril ou maio e, em seguida, começarão a se transformar em cerejas verdes firmes. Durante esse período, o cafeicultor estará podando suas plantas. O método de poda consiste em remover apenas as partes não produtivas da planta para desviar a energia para as partes produtivas. As árvores crescidas demais terão alguns galhos cortados para fornecer luz solar à planta.

A remoção de ervas daninhas e a adubação serão realizadas durante esse período, quando o solo estiver úmido após algumas chuvas.
Os produtores de Arábica estarão rastreando a broca do café durante esse período. A broca do café é um inseto que vive na cereja do café e precisa ser eliminada. O Robusta é menos sujeito a ataques da broca.
Formação da cereja laranja
A cereja verde começará a mudar de cor para laranja-rosada entre os meses de junho e agosto. Durante esse período, o cafeicultor estará removendo as ervas daninhas ao redor das plantas e fazendo a remoção das espinhas.

A desfolha pode ser feita duas vezes por ano, ou seja, a remoção dos galhos que surgem do tronco principal. Os cafeicultores aproveitarão essa oportunidade para plantar novas plantas ao redor, onde houver espaço suficiente para proteger as plantas com sombra suave.
Formação da cereja vermelha
Gradualmente, a cereja se transformará em uma cor vermelho-sangue entre os meses de setembro e novembro. Durante esse período, o cafeicultor continuará com o trabalho de centralização, rastreamento da broca (plantas arábicas), capina e adubação.

O método de centralização é a remoção do crescimento vegetativo até um raio de 15 cm do centro e até o primeiro entalhe de todos os ramos primários.
Cerejas de café prontas para a colheita
Durante os meses de dezembro e janeiro, a cereja do café estará totalmente madura e pronta para ser colhida.

Esse é o momento em que o cafeicultor estará ocupado com a preparação para a colheita, continuando a capinar a área para que ela esteja livre para começar a colher.
Despolpamento úmido
Uma vez concluída a colheita, o cafeicultor precisa decidir como processará os grãos de café colhidos. Ele pode usar o método seco ou o método de despolpamento úmido. O método seco usa o sol para secar a cereja do café. O despolpamento úmido é a outra opção.

O despolpamento úmido é mecanizado e o processo é mais rápido do que a secagem ao sol. A desvantagem da secagem ao sol é que o grão perde peso. A vantagem do método úmido de despolpamento é um peso maior, mas é mais caro do que a secagem ao sol devido ao equipamento motorizado usado no processo de despolpamento.
Secagem ao sol dos grãos de café
Depois que a casca da cereja é separada do grão manualmente, lavada e o revestimento viscoso é removido, o grão é seco ao sol por 2 a 3 dias em uma superfície limpa.
Na polpação em larga escala, a lavagem do grão faz parte do processo de polpação.

Todos os dias, os grãos devem ser cobertos ou removidos para uma área sombreada para que a umidade do orvalho não entre no grão de café. Após três dias, os grãos de café estão prontos para serem removidos e armazenados.
Moagem manual – remoção da cobertura de pergaminho do grão
Após a conclusão da secagem, a próxima etapa é o descascamento. Esse processo remove uma fina membrana do grão, conhecida como pergaminho. O pergaminho pode ser removido manualmente com o uso de um pilão e almofariz, girando suavemente o pilão sobre os grãos.

Esse processo é mecanizado em grandes escalas e é feito mais rapidamente em grandes quantidades, sob o processo de descascamento.
Pronto para a torrefação
Depois que os grãos de café são polidos (moagem) e limpos, eles estão prontos para a torrefação.

