Recentemente, assisti a um vídeo muito legal de um robô capaz de preparar bebidas à base de café expresso.
Não se tratava de uma máquina de venda automática, na qual o café é feito sob o capô.
Esse robô tem um braço que, na verdade, estava tirando doses de café expresso de uma máquina de café expresso.
O robô de café é chamado de Rozum Café. Consegui chegar até uma curiosa entrevista com a Anna Kidron, da empresa, para saber mais.
Quando começou o desenvolvimento do Rozum Café e quanto tempo levou para construir o robô?
A empresa Rozum Robotics foi aberta em 2015. Os principais produtos da Rozum são o braço robótico colaborativo PULSE e os motores para robôs. Como tudo isso se transformou no Rozum Café robótico? Um dia, no início de 2019, nossos desenvolvedores e engenheiros estavam na cozinha, rindo, conversando e programando um robô para servir café pronto, apenas por diversão. Algumas semanas depois, o CEO da empresa, que também estava na cozinha naquele momento, disse: “Ei, pessoal, por que não fazer um robô barista de verdade? Esse foi o começo. Pesquisamos o mercado e descobrimos que não havia nada como uma cafeteria robótica autônoma e disponível para compra.

Nos seis meses seguintes, construímos a estrutura, compramos todos os componentes tecnológicos, como um moedor, um tamper, uma máquina de café expresso etc., ensinamos o robô a trabalhar com esses equipamentos e pedimos aos baristas humanos que compartilhassem sua experiência conosco e com o robô. Realizamos vários testes e bebemos litros de café. Foi um período sem dormir.
Depois de seis meses, a primeira versão funcional da cafeteria robô foi instalada em um shopping center na Ucrânia.
Quais foram alguns dos maiores desafios que vocês enfrentaram durante o processo de design?
O maior problema que enfrentamos logo no início foi fazer com que um robô pegasse uma xícara. Parece banal, não é?
Mas os copos de papel diferem em tamanho, estrutura e espessura. Um braço de robô deve pegar uma xícara vazia com muito cuidado para não amassá-la. Depois que o robô enche a xícara com café, leite e xarope, a xícara fica mais pesada. Se a empunhadura do robô não for suficientemente firme, a xícara cairá.
Portanto, primeiro, tivemos que descobrir como fazer o robô agarrar com cuidado, mas com firmeza ao mesmo tempo. E, em segundo lugar, tivemos que desenvolver recomendações para os clientes sobre o tamanho e os parâmetros da xícara.
Como está sendo a aceitação do Rozum Café? Vocês estão recebendo alguma reação negativa do mercado de café existente?
A reação dos clientes em potencial foi positiva. A automação já estava no ar antes do ano 2020 chegar e tornar o serviço sem contato uma tendência. O mercado dos EUA talvez estivesse um pouco mais preparado do que o da Europa, pois alguns projetos semelhantes foram lançados aqui antes (mas não estavam disponíveis para compra). Na Europa, o robô barista autônomo é uma novidade. Instalamos cafeterias nos Emirados Árabes, na Ucrânia e em Belarus.
A solução também foi apresentada em concursos de tecnologia e café na Rússia. Participamos de exposições em outros países europeus. Muitos pedidos estão em andamento agora. Acreditamos que esse é um bom resultado se levarmos em conta que a primeira versão da cafeteria foi apresentada há menos de um ano.
Ao descrever as cafeterias robóticas, alguns escritores usam títulos exagerados como “O robô roubará o emprego dos baristas”. Esses títulos são enganosos e feitos para chamar sua atenção. A Rozum Café não eliminará os baristas humanos ou as cafeterias padrão com lugares sentados. Nosso nicho se ocupa da preparação rápida e autônoma de café de alta qualidade. Os visitantes do Rozum Café são pessoas que desejam obter rapidamente seu café recém-preparado e querem ter certeza de que se trata de um ótimo café, em vez do líquido marrom da máquina de café automática.
É claro que, na situação atual, o mercado de café está ainda mais aberto às ferramentas de automação, pois não se trata apenas de velocidade e qualidade, mas também de segurança. Os proprietários do Rozum Cafe são pessoas que desejam iniciar um negócio de café rapidamente e com investimentos mínimos de tempo e opções de controle remoto.
Como já mencionei, ao desenvolver a cafeteria, convidamos os baristas humanos para montar o equipamento de café. O robô repete os movimentos que o barista faria, mas as configurações da máquina de café expresso e do moedor precisam ser ajustadas adicionalmente. Entregamos o Rozum Cafe com configurações pré-instaladas.
O proprietário da cafeteria pode convidar um barista famoso para alterar as configurações e ajustar o sabor do café às preferências dos clientes da região. Os robôs não têm nada a ver com a eliminação de empregos. Eles têm muito a ver com a criação de parcerias e a disseminação de um bom serviço de café. A cultura do café cresceu muito nos últimos 20 anos. Não há tantos baristas excelentes quanto pessoas que adoram um bom café. Por que não ver o robô barista como uma solução para esse problema?
Como não há um barista para receber um pedido verbalmente, como se faz o pedido e o pagamento de uma bebida de café? O cliente precisa fazer o download de um aplicativo em seu telefone?
Na versão padrão da cafeteria, o cliente dá alguns cliques em uma tela sensível ao toque multilíngue de 10 polegadas. O sistema aceita pagamentos por cartão ou telefone. Para um de nossos clientes, estamos desenvolvendo um aplicativo como parte de uma cafeteria robótica personalizada.
Sempre que faço um expresso, há borra de café solta por toda parte, o que exige a limpeza do balcão. Não vejo o robô no vídeo fazendo a limpeza. Não há borra de café solta? Como o espaço de trabalho é mantido limpo?
Depois de cada pedido, o robô pega o suporte de calcamento e o limpa no sistema especial de limpeza a seco. As borras de café são coletadas em um saco especial escondido dentro da cafeteria. O proprietário da cafeteria pode então controlar como a borra de café usada é reciclada ou reutilizada.
A Rozum oferece diferentes opções de tipos de leite?
O pacote padrão não inclui essa opção, mas o sistema pode funcionar com alguns tipos de leite não lácteos. Cada novo tipo de leite requer testes para garantir que os dispensadores de leite estejam funcionando bem, que o tempo necessário para uma boa formação de espuma não seja alterado etc. Várias opções de leite estarão na próxima atualização do Rozum Café.
Nas cafeterias, os baristas precisam apertar ou afrouxar o moedor quando as condições mudam, como a umidade ou a idade dos grãos. O sistema da Rozum é capaz de ajustar o moedor em tempo real se as doses de espresso começarem a sair muito rápido ou muito devagar?
A manutenção do Café é feita uma vez por dia, antes do início da jornada de trabalho do robô. A manutenção inclui o preenchimento de suplementos e a verificação das configurações de moagem e compactação. Se houver alguma alteração no sabor do café, as configurações devem ser atualizadas seguindo as instruções que fornecemos com cada Café Rozum.
O proprietário de uma Rozum pode acessar qualquer métrica remotamente, não apenas sobre as vendas, mas também sobre a temperatura da água e a velocidade das doses? Em caso afirmativo, ele pode fazer ajustes remotamente?
Não, agora só há acesso remoto a todos os dados de vendas e acesso por vídeo ao Rozum Café. Assim, o proprietário pode ter uma visão ao vivo da estação de café em vídeo de 1900х1980p em qualquer dispositivo.
Vocês estão trabalhando em algum novo recurso para a próxima versão do Rozum?
Em breve, planejamos tornar o processo de preparo/entrega de xícaras mais rápido em até 30%. Também planejamos adicionar efeitos visuais e de áudio. Para alguns clientes, trabalhamos no já mencionado sistema de leite duplo, sistema de café gelado, etc. É essencial entender que somos, antes de tudo, uma empresa de robótica, portanto, se um cliente nos procurar e disser que é importante que o robô adicione dois xaropes de uma só vez, é parte de nossa tarefa descobrir como fazer isso.
Obrigado por compartilhar sua invenção.
A visão que gostaríamos de compartilhar não apenas com nossos clientes, mas também com os usuários finais do Rozum Café, é que não há necessidade de ter medo da automação. Ela pode parecer estranha no início. Pode parecer incomum. Mas depois ela se torna parte de nossa vida cotidiana, assim como os carros ou os gadgets. A robótica torna o conforto e a excelente qualidade disponíveis para um número maior de pessoas.
