Veja quais os tipos de café e as diferenças entre eles!

Conteúdo Útil
11 Min Read

O Brasil está entre os maiores consumidores e produtores de café do mundo.

Desde a primeira refeição matinal até outros momentos ao longo do dia, essa bebida comum está presente na maioria das mesas do país.

É por isso que existem muitas razões pelas quais os clientes querem saber sobre as variedades de café mais produtivas e as qualidades de um grão específico.

Para aprender a diferenciar os tipos de pretão e conhecer algumas das bebidas mais saborosas produzidas a partir dele, continue a leitura do post. Fique por dentro do assunto e leia até o fim!

Por que saber sobre os diferentes tipos de café?

Cada tipo de grão tem características únicas que podem decidir se o paladar de cada consumidor é agradável ou não. Ao saber quais são essas diferenças, o processo de escolha se torna mais fácil diante da variedade de opções disponíveis no mercado.

Por exemplo, muitas coisas, desde a escolha do local de plantio até o processo de secagem e torrefação do grão, influenciam o resultado final do café.

Claro, além de ser uma variedade natural, o café é extremamente versátil e pode ser misturado com uma variedade de bebidas e receitas, do tradicional espresso ao cappuccino cremoso.

Quais as etapas da produção do café?

Em média, há quatorze passos no processo de fabricação do café, que vão desde o preparo da terra até o transporte e o preparo da bebida. Para garantir que o produto final seja da qualidade esperada, todas essas etapas devem ser executadas com cuidado.

A produção do café é fundamental para uma bebida de alta qualidade.

O preparo da terra é a primeira das etapas da produção do café. Em seguida, o plantio de mudas, a manutenção das plantas grandes, o controle de pragas e organização das pré-colheitas são etapas adicionais. Após esses procedimentos, é necessário separar o fruto da casca e do pergaminho, classificar, torrar, misturar e moer.

Ainda passam pelo sistema produtivo do café até embalagem e o transporte para chegar ao consumidor final.

Como é possível selecionar o grão com maior produtividade?

Atualmente, mais de 130 variedades de café cultivadas no Brasil estão no Registro Nacional de Cultivares (RNC). Graças à sua resistência aos estresses e à resistência a doenças, as variedades do IAC, do Mundo Novo e do Catuaí representam cerca de 90% da cafeicultura brasileira desde os anos 50 e 70.

É importante se atentar, pois o desenvolvimento e a produtividade da cafeicultura dependem do melhoramento genético (ou da variedade) e do ambiente, como clima, solo e sistema de produção. A resposta para escolher o grão mais produtivo e resistente ainda é incógnita.

Os produtores rurais se beneficiam do território brasileiro, que é capaz de produzir grandes variedades de café.

Para manter uma boa produção nas lavouras, você deve seguir algumas dicas. Para começar, verifique se a variedade tem porte baixo, médio ou alto. Você também deve observar a força, o diâmetro da copa, o ciclo de maturação, a resistência às doenças e pragas, a qualidade da bebida e o tamanho do grão.

Isso é necessário para que a variedade se adapte ao processo de produção do café e aumente o potencial fértil do grão.

Como aumentar a produção ao mudar o ambiente?

O ambiente pode ser modificado para aumentar a produção de grãos de café. Uma das alterações mais importantes que podem ser feitas é adicionar compostos para melhorar a fertilidade do solo (tenha cuidado com agrotóxicos, pois podem causar danos ao meio ambiente).

Além disso, o manejo é fundamental. Atente-se às podas e faça cortes adequados para o pé de café de acordo com o tempo, como cortes mais ou menos espaçados. Como irrigação pode ser controlada, compre acessórios para manter as cafeeiras sempre hidratadas.

As espécies de grãos de café

De dezenas de tipos de grãos são produzidos em várias partes do mundo. O Novo Mundo, o Catuaí e o Bourbon são alguns dos nomes mais conhecidos.

Diversos grãos de café podem ser desenvolvidos graças à variabilidade genética.

Muitas variedades incluem Arábica, que é considerada a mais consumida. Abaixo, você pode ver cada variedade em detalhes:

Robusta

A variedade Robusta possui um aspecto rústico e de sabor acentuado, com grande resistência às doenças e tempo de maturação maior que a Arábica.

Representando apenas um quarto da produção mundial de café, a Robusta é mais comum de ser encontrada em forma de cafés liofilizados e de blends.

Conilon

A planta do café Conilon possui folhas enrugadas e grãos menores e arredondados. No paladar, essa variedade apresenta um amargor bastante presente e marcante, decorrente de grande quantidade de cafeína (cerca de 2,2%) e de baixa presença de açúcar (de 3% a 7%).

Arábica

Variedade mais produzida e consumida do mundo, o café Arábica possui sabor puro e suave, é naturalmente mais adocicado e um pouco ácido. Além disso, é rico em benefícios para a saúde, já que, por receber uma torra leve, os grãos arábicos preservam com mais intensidade os antioxidantes da planta.

Bourbon

O café Bourbon é muito comum e seu aroma intenso é complementado pelo sabor levemente adocicado. Em geral, oferece uma bebida suave. É muito produzido no sul de Minas Gerais.

Catuaí

Uma das principais variedades de café no Brasil, o café tipo Catuaí é resultado do cruzamento dos tipos Novo Mundo e Caturra. Sua principal característica é a doçura natural e possui bom rendimento para o produtor. Ele é produzido em praticamente todas as regiões do Brasil.

O Catuaí está muito presente nas plantações de café e tem bastante capacidade produtiva.

Novo Mundo

Com sabor marcante e aroma suave, o Novo Mundo é muito usado em torras mais escuras, pois, geralmente, é mais encorpado e doce que os outros. Variedade que se adaptou na maioria das regiões produtoras.

Caturra

O café Caturra é comumente encontrado na região da Serra do Caparaó, em Minas Gerais. Possivelmente criado de uma mutação da variedade Bourbon, apresenta porte mais reduzido, folhas maiores, largas e novas, cor verde e elevada produção nas primeiras safras.

Comum nas variedades Amarela e Vermelha, o Caturra entrega uma bebida de excelente qualidade, pois é praticamente 100% café Bourbon.

Acaiá

O Acaiá é uma mutação natural do Mundo Novo, ou seja, é 100% Arábica. Participando do conjunto de novas variedades, é considerado um café raro. Esse grão tem características mais acentuadas quando cultivado em altitudes elevadas, a partir dos 800 metros acima do nível do mar.

Como característica, esse grão possui frutos com sementes muito maiores, se comparada a outra variedade, além de boa produtividade. Na xícara, o Acaiá, tem notas frutadas e um sabor suave, com lembranças de achocolatado e com acidez média.

Classificações de bebidas derivadas do café

Um bom café é uma ótima maneira de começar o dia. Além disso, o benefício de apostar na bebida são as inúmeras opções que ela oferece.

Os tipos de café mais populares, que podem ser preparados em casa ou apreciados em uma padaria ou cafeteria, incluem:

  • espresso
  • cappuccino
  • Irish coffee
  • caffè latte
  • macchiato
  • mocha
  • duplo

Veja os detalhes de cada uma dessas receitas!

Café espresso

O espresso, receita tradicional, é o café puro e feito sob pressão, sem adição de leite ou qualquer outro ingrediente. Quando bem feito, ele apresenta duas camadas: a bebida e seu creme (espuma).

O café espresso é um dos métodos mais tradicionais de preparar o pretão.
Apesar de ser um detalhe que passa despercebido aos olhos de muitas pessoas, a crema tem a função de criar uma barreira que ajuda a preservar o aroma e também a temperatura da bebida, além de incorporar o corpo e o retrogosto do café.

Cappuccino

O cappuccino é uma deliciosa invenção italiana, que mistura o café espresso com leite vaporizado, resultando em um creme bem consistente.

Irish coffee

Receita criada na Irlanda, o Irish coffee leva, além do café, o tradicional uísque irlandês e uma camada de creme.

Caffè latte

O caffè latte também tem origem italiana e nada mais é do que o café com leite, também conhecido como pingado em algumas regiões do Brasil.

Café macchiato

O macchiato é uma versão adocicada do espresso com uma “macchia di latte” (mancha de leite) vaporizada, que traz cremosidade e valoriza os açúcares da bebida.

Café mocha

O mocha ou mocaccino é para os fãs de chocolate, já que é feito com café espresso, leite vaporizado, espuma de leite e calda de chocolate.

Café duplo

Essa variedade da bebida nada mais é do que aquilo que o nome diz: duas medidas do café espresso servidas na mesma xícara.

Viu como o café é versátil tanto na variedade dos grãos quanto nas receitas em que aparece? Esteja sempre em busca de mais informações sobre a bebida, testando diferentes variedades para encontrar as que mais estão de acordo com o seu paladar. E, principalmente, nunca deixe de buscar as melhores matérias-primas.

Compartilhe:
Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *